Conselhos Para Elaborar Uma Estratégia de Social Media Eficiente Em Pouco Tempo

Por Redacc

Existem numerosos artigos e debates no nosso blog sobre conteúdo, sobre a qualidade e a quantidade.
Também temos falado do público alvo. E em grande parte das vezes sobre a estratégia de social media. Que redes sociais usar, em que momentos publicar, em quais formatos transmitir uma mensagem para que seja mais simples sua viralização. No geral, uma multiplicidade de variáveis que afetam diretamente o seu empreendimento e que você deve levar em conta para elaborar uma estratégia. No entanto, você saber dizer quanto tempo leva para criar uma estratégia de social media?

Temos os recursos, as plataformas digitais, o conteúdo, temos tudo. Mas não falamos do tempo. Elaborar uma boa estratégia de difusão leva tempo; é planejamento, implementação, revisão, correção e de novo o mesmo processo. Até mesmo, pode-se dizer que nunca termina. Atualmente, as mudanças são constantes e uma boa estratégia é a que sempre está sendo atualizada. Não se pode dormir no ponto ou ficar satisfeito com os primeiros resultados. Sempre se deve revisar, ver se tudo está funcionando e pensar como melhorar.

Em primeiro lugar, quero mencionar que uma estratégia tem a ver com aonde você quer chegar.
E um planejamento que te move a chegar a esse lugar. Para pensar o tempo que demoramos com isso, é essencial considerar também o planejamento. Calcular o tempo é uma maneira de aproveitar os recursos. Se o tempo vale ouro, quanto menos tenhamos que investis e quanto melhor seja a nossa estratégia, mais produtivo será; além disso, medir o tempo é uma necessidade se trabalhamos com um grupo de pessoas. É uma maneira efetiva de organizar e de aproveitar cada segundo.
Kevan Leen, do Buffer Social divide de maneira muito certa este processo em 3 momentos: planejar, implementar,
monitorar. Ou seja: organizar, atuar e reorganizar. Te convido a ver do que se trata cada etapa.
Você implementa uma estratégia dessa maneira? Aplica mais ou menos estas etapas?
Este é um modelo, você pode nos ajudar a completar a ideia nos contando a sua forma de trabalho.

Plan
#1 Planejar

Isso é definir o que queremos fazer. Elaborar o plano é a etapa mais criativa do processo. Nesse momento você deve definir o que você quer fazer, que tipo de mensagem difundir, decidir os formatos, a frequência e as redes sociais envolvidas. É seu plano de ação que, inevitavelmente, será modificado em breve.

#2 Implementar

Esta etapa é executar o plano. Respeitar os passos previstos, publicar, difundir, seguir com tudo o que você planejou. Este mecanismo funciona como um teste de erros: se implementa para logo em seguida avaliar.

#3 Monitorar

Uma vez implementado o plano, começa a etapa do monitoramento. É necessário fazer um seguimento dos passos que demos para ver aonde falhamos ou o que se pode fazer para melhorar no futuro. Monitorar é o primeiro passo para elaborar um novo plano. Sempre tem algo a ser melhorado, sempre se pode aperfeiçoar o plano.
O que permite essa possibilidade é um seguimento cuidadoso de cada passo dado.

Quanto tempo leva este processo?

A partir do artigo mencionado, se pode ver um bom exemplo do trabalho que se tem no processo de planejar, implementar e monitorar. É um bom exemplo do que significa, e um cálculo real em tempo calculado em horas.
Nesse exemplo o processo leva 12 horas semanais de carga, considerando de segunda a sexta. Em um primeiro momento se dedica 1 hora todas as segundas para revisar a estratégia; isso deve ser feito para assegurar de que está no caminho correto, é o momento de planejar. De segunda a sexta se dedicam 2 horas diárias implementando a estratégia. É a etapa de seguir com os horários, tarefas, atualizações.
Finalmente, chega o momento de revisar. Todas as sextas se dedica 1 hora para medir, comparar e monitorar. A idea dessa finalização (que é apenas um reinício) é ver como está o projeto e se os objetivos estão sendo alcançados ou não. O objetivo é identificar áreas de crescimento.

Veja o infográfico elaborado por Social Buffer:

Social-Media-Strategy-Timesheet-1

Como criar uma estratégia de social media?

O primeiro a considerar para elaborar uma estratégia de social media é Qual o Objetivo? Ou seja, aonde queremos ir ou o que queremos alcançar.
No exemplo que vemos se identificam 3 objetivos:
-Vendas
-Conseguir lealdade
-Criar consciência

O fundamental para que a estratégia seja sólida e esteja bem elaborada é que haja ênfase em um desses pontos e que ele seja bem explorado. Quando se quer fazer tudo ao mesmo tempo, o mais provável é que se termine fazendo tudo com menos eficiência. Também é necessário revisar seu objetivo constantemente e não ter medo de voltar atrás e mudar o rumo se você perceber que é necessário. Um elemento de grande utilidade para isso é escutar o seu público alvo.

Como implementar uma estratégia de social media?

Nesse aspecto, é essencial pensar no que tipo de contato que se quer ter. Existem dois fatores a considerar: a criação e a comunidade; ou seja, o público que se quer atingir e o contanto que pretende ter com os usuários. O importante é que ambas esferas
se encaixem, que as atualizações não se sobreponham as respostas do público. É importante definir uma frequencia para atualizar o conteúdo, e também responder assiduamente as perguntas e comentários dos usuários. É este feedback que permite o crescimento nas diversas áreas.

Uma vez que você tenha tudo isso definido, deve buscar a maneira de medir os resultados para elaborar um novo plano.O aspecto de monitoramento tem que estar relacionado aos nossos objetivos: se queremos medir vendas, ou a lealdade e a confiança, ou a consciência criada considerando os comentários e as consultas. A ideia é buscar em variáveis factíveis para medir: o quanto o conteúdo é compartilhado, quanto se lucrou, quantos comentários
foram recebidos. No lucro, na quantidade de tempo investido, no diálogo com os clientes; é assim que você pode medir as estratégias e identificar as áreas de crescimento e os aspectos que devemos reelaborar.

Conselhos Para Elaborar Uma Estratégia de Social Media Eficiente Em Pouco Tempo
Por favor vota este artículo
>