A Coca-Cola reinventou suas estratégias e atualmente, lidera o ramo do Content Marketing. Com uma nova abordagem focada no conteúdo, a marca reformulou o seu site, apostando em um blog dinâmico e moderno. Com a nova ação a empresa obteve uma audiência perto de 1.2 milhões de visitas.
O Content Marketing gera três vezes mais audiência que outras estratégias como o PPC. Essa frase pode resumir a importância desse tipo de ação, tema do nosso artigo. E, para ilustrá-lo vamos usar como exemplo a nova estratégia utilizada pela Coca-Cola, considerada a melhor marca do mundo (segundo o instituto Interbrand).
O Marketing de Conteúdo aposta em uma estratégia que oferece conteúdos de qualidade, originais, de interesse e relevância para o público-alvo, que podemos oferecer através de: blogs, redes sociais, newsletters, etc. No caso da Coca-Cola, a empresa optou por um blog com conteúdo interativo e dinâmico.
Através do Coca-Cola Journey, a marca aborda assuntos de diversas áreas e setores: entretenimento, esportes, saúde, negócios. Todo o conteúdo produzido pela equipe é original e de relevância para seus seguidores.
Nesta nova página, podemos conhecer a cultura da marca como a de uma empresa humanizada que, inclusive, cria uma estratégia de Branded Content excepcional; oferecendo uma experiência, um momento de felicidade; uma marca que relacionamos com o otimismo e com os bons momentos.
Benefícios de apostar em Content Marketing
O fato de “contar histórias”, de criar conteúdos de valor para nossos seguidores, pode agregar grandes benefícios para as organizações: conseguir um maior número de audiência, de leads, melhorar o posicionamento nos buscadores, incrementar o engagement, o tráfico web e também a notoriedade da empresa na rede. Definitivamente, são muitas as vantagens proporcionadas pela utilização desse tipo de estratégia de marketing.
Mas, voltando ao caso da Coca-Cola, o crescimento da marca, graças à nova estratégia de Content Marketing, foi de 1,8 bilhões de vendas diárias, mais de 104 milhões de seguidores no Twitter, 5,7 milhões de visitas no seu canal do Youtube e mais de 70 milhões de fãs no Facebook.
Sim, seria utópico pensar em igualar as cifras das empresas mais famosas do planeta. O case serve de exemplo para percebermos qual é a nova tendência em marketing online: o Content Marketing.
O “segredo” do sucesso
Estamos analisando o caso de ninguém mais ninguém menos que a marca mais valiosa do mundo, ou seja, sobram razões para colocá-la como exemplo, quando o assunto é criar uma estratégia de Branded Content.
A seguir, listamos sete fatores-chave, “o segredo do sucesso” pelos quais a Coca-Cola é, sem dúvida alguma, a número um:
- Priorizam a criação de conteúdo de qualidade, interessante e atrativo para seus seguidores. Não tenta induzi-los à compra (ao menos não diretamente) ou a compartilhar seu conteúdo. Procuram atrair e captar sua atenção oferecendo um valor agregado;
- A Coca-Cola escuta e responde com sinceridade e humanidade; recebe mais de 15.000 tweets diários, que esperam uma resposta (obviamente). Um desafio difícil, mas eles têm uma grande equipe, dedicada exclusivamente à essa área;
- Em 2014, mais de 80 % das empresas criaram estratégias de Content Marketing (segundo dados coletados pelo Custom Content Council (CCC), em colaboração com ContentWise); o que reflete a importância deste tipo de estratégia. A Coca-Cola deu um passo à frente e começou a ditar as regras do jogo antes de seus concorrentes;
- Como marca, pensa em um alcance a nível mundial, entretanto cria as campanhas com passos curtos; ou seja, antes de lançar ao mercado, analisa os resultados em escalas menores;
- Tem em mente, na hora de criar seus conteúdos, que são os seus seguidores que podem torná-los viral. Somente 20% de todo o conteúdo que a marca cita vêm da organização, os 80% restantes vêm dos usuários;
- A Coca-Cola não pretende ser a guardiã da marca, mas são conscientes de que não podem controlar tudo; se limitam a conhecer as opiniões e resolver crises que eventualmente possam surgir;
- Criam estratégias de conteúdo que englobam as mídias sociais e os canais de comunicação tradicionais;
Desse modo, vimos como a Coca-Cola realizou uma mudança radical, oferecendo conteúdo de valor para seus clientes e, dessa forma, reafirmou sua posição como a marca mais valiosa a nível mundial.
Agora, você acredita que esse caso vai se repetir no resto das empresas que optem pela mesma estratégia? Você já experimentou aumentar as suas conversões através de uma estratégia de Content Marketing? Compartilhe sua opinião!